Publicado por: Belgica Soares | 04/22/2013

Sou ADI Sim! Sou Educador, Sim Senhor!!!!


Educação não é brinquedo: ADI’s do Recife lutam pelo reconhecimento pedagógico e contra o sucateamento de creches e CMEI’s da cidade.
ADI’s do Recife

Proporcionar uma educação de qualidade para o povo, nunca foi e continua não sendo, um objetivo de nossos sucessivos governos! Isso é bem ilustrado pelo descaso manifestado pela Prefeitura da Cidade do Recife com suas creches e CMEI’s ( Centros Municipais de Educação Infantil). Há seis anos a gestão do PT em Recife, através do prefeito João Paulo, criou mais um cargo ADMINISTRATIVO o de ADI (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil),através de lei municipal, cujo pré requisito para investidura no cargo é apenas Nível Médio. Contraditoriamente, esse profissional atua na sala de aula junto ao professor, participa do planejamento e execução das atividades pedagógicas, sendo avaliado pela execução dessas tarefas, e assume todos os cuidados diretos com a saúde, alimentação e higiene das crianças – o que requer a prática de habilidades que necessitam de conhecimentos sobre o desenvolvimento da criança em diferentes aspectos. Dessa forma então essa prática diária de cuidar e educar que os ADI’s desenvolvem pode ser vista como administrativa? Por acaso criança se administra?
Nesses termos fica bem claro que o proposito de tal gestão para a criação de um cargo dessa natureza, que contraria inclusive a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN e o Plano Nacional de Educação de 2001( estabelecem como requisito mínimo de ingresso para os profissionais que atuariam em sala de aula a formação mínima do magistério) é a diminuição de gastos com a educação e o comprometimento com a consolidação do descaso histórico com os profissionais que nela atuam como também com o público que atende.É dentro dessa realidade, somados a carga horaria de 40 horas semanais , salário base de 400 reais e péssimas condições de trabalho que 670 ADI’s são convocados em 2006 restando em 2011 apenas 304 profissionais devido aos progressivos pedidos de exoneração. “Ao perceber que o trabalho estava dificultando o meu bem estar, pois estava com problemas físicos e psicológicos, foi quando resolvi pedir exoneração” (depoimento de M.A.R.S.).
Com muita organização e luta, paralisações e greves em 2007,2009 e 2011 apenas alguns irrisórios ganhos salariais foram concedidos a categoria, contudo no que diz respeito as melhores condições de trabalho e valorização do profissional nada foi feito. Recentemente, no ano de 2012 realizou-se outro concurso para atender o déficit de funcionários exonerados e as novas demandas, foram convocados 550 funcionários dos quais, ainda no primeiro semestre quase 150 pediram exoneração, continuando assim a defasagem desses funcionários nas creches e CMEI’s. Sendo cobrados, na prática, para ter uma postura de professor mesmo sem a formação, os auxiliares, no turno da tarde passam a executar as atividades pedagógicas só com auxilio dos estagiários, como também na ausência do professor no recesso de quinze dias no mês de julho. No horário da manhã , único período onde o professor se encontra na sala de aula, muitas vezes ele atua como orientador pedagógico deixando a prática efetiva nas mãos dos auxiliares.
Dessa forma os A.D.I’s buscam veementemente, há quase 7 anos, sua identidade profissional através reconhecimento pedagógico, melhores condições de trabalho, redução de carga horária, remuneração condizente com a dos profissionais pedagógicos e inclusão no GOM ( Grupo Operacional do Magistério) da rede municipal. A gestão publica vem prorrogando a indefinição deste cargo na Prefeitura do Recife, entretanto não podemos mais permitir a prática de muitos municípios que para fugir de pagar o piso nacional aos profissionais da educação, CRIAM CARGOS COM NOMES GENÉRICOS mas com atribuições semelhantes ou idênticas aos dos professores. Lutamos contra tal prática absurda, afinal criança não se administra se educa!

Texto produzido por:

Jaqueline, Idaci e Walquíria – ADI’s na luta pelo reconhecimento Pedagógico da categoria

Nos ajude a divulgar essa luta, afinal de contas, todos nós já prcisamos ou precisaremos da Creche um dia

😉

Vejam mais em:

http://www.anovademocracia.com.br/no-108/4668-adis-de-recife-lutam-por-reconhecimento


Deixe um comentário

Categorias